terça-feira, 14 de junho de 2011

Estar na faculdade não é como estar na escola, é um passo mais perto de um emprego real e requer um compromisso. Não é simples, por isso temos que querer, temos que estar lá de corpo e alma e temos que nos apaixonar. Esta é a parte mais fácil, porque a parte difícil é manter viva a chama desse Amor. Não conseguimos sobreviver à faculdade, aos exames e à vida universitária apenas por querermos, tal como não conseguimos manter uma relação baseada apenas na vontade mútua. É preciso existir compreensão, tanto nos livros como entre as pessoas; é preciso que acreditemos num futuro juntos, tanto naquela profissão como com a pessoa de quem gostamos; é preciso que saibamos ultrapassar os problemas sem criar marcas profundas, tanto no que diz respeito a deixar cadeiras para trás como nas discussões senseless que não são bem resolvidas pelos casais. Basicamente, tirar um curso é casarmos com a faculdade, e esperar que entretanto não nos peçam o divórcio!
(R.A)

domingo, 12 de junho de 2011

Tenho andado tão atolada em trabalho que este cantinho tem fica a modos que ao "abandono". Mas fica a promessa que assim que isto tudo acabar estou de volta. E cheia de novidades.

sábado, 14 de maio de 2011

E depois de mais um estágio, em que convivemos com realidades tão diferentes, só nos podemos sentir extremamente realizadas. A minha paixão pela surdez é cada dia maior. E que enham mais estágios, mais trabalhos, mais relatórios, que venha mais terapia da fala.
Porque este é sem dúvida, o melhor curso do mundo.

sábado, 23 de abril de 2011

A modos que resolvi fazer aqui umas alteraçõezinhas na casita e o resultado final e o que podem ver. É sabado à tarde, está sol e eu estou em frente ao computador a terminar um trabalho de Perturbações de desenvolvimento da linguagem, que já devia ter feito há imenso tempo. Ai, a vida é injusta.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Está a chegar ao fim aquilo que se pode chamar umas "não-férias". Tendo em conta termos 3 trabalhos de PDL para completar, Um de fonologia, apontamentos para por em ordem, trabalho de estágio para preparar. Enfim.

terça-feira, 19 de abril de 2011





Eu gosto muito de mim.Eu gosto de mim em todas as situações. Eu gosto de mim c/sandálias, sabrinas, sapatos ou tenis.Eu gosto de mim de calças,legins,saias ou vestidos.Eu gosto de mim quer esteja de roupa de Inverno, de pijama ou de biquini.Eu gosto de mim com ou sem maquilhagem. Eu gosto de mim quando estou preparada para sair à noite mas também quando acabo de acordar. Eu gosto de mim com todos os meus quilinhos a mais, todas as minhas estrias e todas a minha celulite. Eu gosto de mim esteja que tempo estiver, seja em que dia for, em que situação for, em que contexto for. Sim, eu gosto de mim. E não sou perfeita, tenho muitos defeitos. Mas eu gosto de mim porque já os reconheci, aceitei e vivo em paz com eles. Sim, eu vivo em paz com os meus defeitos, os meus medos e as minhas fraquezas e isso faz-me gostar ainda mais de mim. Sim, eu gosto de mim.

sábado, 16 de abril de 2011

E aqui estamos nós. Juntas, unidas. Somos mais gigantes que há uns meses atrás, muito menos do que seremos daqui para a frente. Daqui, para sempre.

quinta-feira, 14 de abril de 2011








E ao fim de algum tempo percebemos que há amores que são 50/50. É dias mais calmos. É compreenssão e acima de tudo aceitação. É "não vale a pena discutirmos porque somos mais que isso e esse tempo pode ser aproveitado para lutar por nós".São tardes no sofá e filmes e séries. Mas são também dias na praia a apanhar sol. É não ter que lutar demasiado por ter a certeza do que se quer. É não existirem duvidas existênciais.Ao fim de algum tempo apercebemo-nos que há amores em que tanto se dá como se recebe. Tanto se entrega como se ganha. Há amores em que nos sentimos confortáveis a vive-los porque podemos ser verdadeiramente quem somos sem ninguém a julgar-nos. É hoje sou eu e amanhã és tu. São jantares e festas mas também dias de ronha. Há amores assim, tão confortáveis como a nossa casa. E é bom ter a certeza que todos os dias são os nossos dias e que os nossos dias são para sempre, meus amores.


Hoje vai ser um dos dias mais importantes de sempre, para nós. «3

domingo, 3 de abril de 2011

Está a aproximar-se o traçar da capa! E em breve postarei a fotografia há tanto esperada.

sábado, 26 de março de 2011

Conferência: Práticas Clínicas em Terapia da Fala


Nos último anos, o número de Terapeutas da Fala aumentou de forma exponencial. A competitividade crescente melhorou a qualidade do serviço prestado e permitiu explorar áreas de actuação anteriormente negligenciadas. Surgiram práticas de intervenção inovadoras, novos materiais e procedimentos.
A conferência "Práticas Clínicas em Terapia da Fala" promovida pelo Centro Crescer de Desenvolvimento Infantil em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, pretende divulgar o que se faz em privado. O seu objectivo é não só contribuir para a diversificação e melhoria da actividade profissional através da promoção e partilha do conhecimento mas também a divulgação da Profissão.

Local: Auditório da Câmara Municipal de Oeiras
Data: 2 de Abril de 2011 das 10:00 ás 18:00
Organização: Câmara Municipal de Oeiras e CCDI – Dra. Susana Gonçalves e Terapeuta da Fala Gonçalo Leal
Participantes: 100 Terapeutas da Fala/ estudantes de Terapia da Fala
Objectivos: 
1.   Contribuir para a diversificação e melhoria dos serviços prestados, através da promoção do conhecimento e partilha.
2.   Divulgar a Terapia da Fala e as suas áreas de competência à população do concelho de Oeiras

Temas abordados:
•       Processamento auditivo central
•       Disfagias orofaringeas
•       Voz Patológica
•       Voz Cantada
•       Perturbações Articulatórias
•       Gaguez
•       Dislexia
•       Linguagem (incluindo Autismo, Trissomia21)
•       Apresentação do produto SpeechEasy (dispositivo para a gaguez)
Divulgação:
•       Site – http://www.praticasclinicastf.com/

segunda-feira, 14 de março de 2011

Portanto resumo do dia de hoje:

Fonologia - 2 horas. Não foi feito o trabalho de casa. resultado -» Prof. passa-se e manda a turma toda para a biblioteca à procura de um livro inexistente. -» Turma toda quase tem um enfarte dentro da dita biblioteca.
PDL  - 2 horas. Entrevista clinica, história do paciente. Blablabla pardais ao ninho. Matéria mais matéria mais matéria.
Hora de almoço -» a salvação do dia.
Fonética- 4 horas. Transcrição fonética e matéria mais matéria, mais olhar para o telefone de cinco em cinco minutos para ver as horas, mais conversa, mais AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH TIREM ME DAQUI!

Resultado: Muito cansaço.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quanto mais dias passam mais certezas tenho sobre o caminho que escolhi. Quanto mais aulas tenho mais me apaixono pelo curso. É possivel que esteja um tempo sem cá vir, tenho agora pela frente dois estágios mais as frequências e os trabalhos. Quando tiver tempinhos vagos no meio de tudo isso passo por aqui as deixar as novidades.
Terapia da Fala é, para mim, o melhor curso do mundo.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Não tem havido muito tempo para passar por aqui e na verdade também não há grandes novidades a salientar. Estou a gostar bastante deste inicio de segundo semestre, especialmente de PDL e de Pediatria. Quando houver novidades estou de volta.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cada uma de voces é-me muita coisa mas acima de tudo são grandes amigas. Não trocava os nossos momentos por nada.*


*(mesmo aqueles em que a Inês conduz como uma louca e nós quase batemos com a cabeça no tejadilho do carro. )

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Primeiro dia de segundo semestre e... muiiiiiiiiiiiiiiiiiito cansaço!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fim do primeiro semestre.

Pois é, finalmente acabou o primeiro semestre. Como já tinha dito, não tenho férias como é normal acontecer nas universidades. A minha faculdade tem aulas até ao final de Janeiro, as frequências são feitas mesmo em período de aulas, e para quem está a pensar “ah e tal avaliação continua…” então eu digo-vos uma merda! Temos 1 frequência por cadeira com a matéria toda, portanto é o mesmo que fazermos o exame com o adicional de termos aulas e mais trabalhos ao mesmo tempo para fazer, em vez de estar em casa a estudar para os exames com o tempo todo livre. Posto isto no final de Janeiro terminaram as aulas e há 2 semanas para exames (as duas iniciais de Fevereiro), como não tive de ir a exame a nada (para além do de anatomia, uma vez que éramos obrigados a ir a exame) deu-me para estar cerca de 1 semana e meia para a coisa, não sei se correu bem se correu mal , quando vir a nota no placar logo se há-de ver. Queria postar aqui as minhas notas, mas ainda não tenho a avaliação final a duas delas e portanto só posto quando tiver todas, o que posso dizer é que não me tenho safado nada mal e as notinhas têm sido bastante boazinhas (e logo eu que estava a espera de ter media para ai de 12 ou 13, fiquei bastante surpreendida comigo própria).
O balanço do primeiro semestre é bastante positivo, adoro o curso, adoro as pessoas, as brincadeiras. Fiz amizades inabaláveis, pessoas que hão de ser para a vida. Conhecemos realidades estrondosas. Adorei o estágio, adorei a visita à Fundação liga (se puderem pesquisem na net, vale a pena.), adorei as aulas (mesmo aquelas em que eram mais secantes conseguia-se arranjar sempre um momento de distracção.). Gosto de chegar à faculdade e ir beber o cafezinho matinal com a turma e de tudo o resto que nos envolve.
Segunda feira inicia o 2º semestre e vamos ter cadeiras ainda mais giras (e mais trabalhosas também mas hoje não me apetece pensar nisso.). E “BORA LÁ”!


E porque o secundário também foi uma grande fase da minha vida o “jantarzinho camoniano” já está marcado.Grandes pessoas, grandes amigos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As fardas de estágio já ca cantaaaaaaaaaaam :DD

E são tão giras :') (só o preço é que não foi assim lá muito giro mas enfim.)

Depois tiro uma fotografia e meto aqui D:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ultimo slide de uma aula de anatomia sobre "Neuroanatomia". O nosso prof. é uma pessoa com muita piada. LOL

Quando eu digo com muita piada é mesmo com muita piada, para que não restem dúvidas, só rir.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu e o meu bogas-cota vamos dar cabo do spark-bebé da Inês. muahahahahahaha


(pronto, passei-me LOL)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O blogue anda possuido! Então agora apaga-me um poste -.-'
Ai senhores, enfim...

Pronto, esta sou eu! yupi.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estáá a chegar ao fim, finalmente as aulas estão a chegar ao fiiiim. As do primeiro semestre, claro. Ainda falta a apresentação do trabalho de estágio, entrega de Portefólio, entrega de reflexão de ITF, frequência de Patologia e de Anatomia mas... (pensando bem ainda falta muita coisa. LOL) acho que o pior já passou.

Uma coisa que não tem nada a ver com o blogue mas que vi por ai e acho interessante por aqui:
1. Get up 15 minutes early.
2. Prepare for the morning the night before.
3. Don't rely on your memory ... write things down.
4. Repair things that don't work properly.
5. Make duplicate keys.
6. Say "no" more often.
7. Set priorities in your life.
8. Avoid negative people
9. Always make copies of important papers.
10. Ask for help with jobs you dislike.
11. Break large tasks into bite sized pieces.
12. Look at problems as challenges.
13. Smile more.
14. Be prepared for rain.
15. Schedule a play time into everyday.
16. Avoid tight fitting clothing.
17. Take a bubble bath.
18. Believe in yourself.
19. Visualize yourself winning.
20. Develop a sense of humor.
21. Stop thinking tomorrow will be a better day.
22. Have goals for yourself.
23. Say hello to a stranger.
24. Look up at the stars.
25. Practice breathing slowly.
26. Do brand new things.
27. Stop a bad habit.
28. Take stock of your achievements.
29. Do it today.
30. Strive for excellence, not perfection.
31. Look at a work of art.
32. Maintain your weight.
33. Plant a tree.
34. Stand up and stretch.
35. Always have a plan B.
36. Learn a new doodle.
37. Learn to meet your own needs.
38. Become a better listener.
39. Know your limitations and let others know.
40. Throw a paper airplane.
41. Exercise every day.
42. Get to work early.
43. Clean out one closet.
44. Take a different route to work.
45. Leave work early (with permission).
46. Remember you always have options.
47. Quit trying to "fix" other people.
48. Get enough sleep.
49. Praise other people.
50. Relax. Take each day one day at a time... you have the rest of your life to live
 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tive 16 no trabalho de linguística :') , depois de um dia em que tive duas frequências, tendo em conta que a disciplina de linguística é meio intragável, ter 16 era a melhor coisa que me poderia ter acontecido, além do mais foi a nota máxima. Hoje estou orgulhosa de mim , só um bocadinho vá.




(Para além da nota deste trabalho e da frequência de patologia ainda não recebi mais nota nenhuma. Ando em época de frequências ainda. A minha faculdade funciona de maneira diferente. Só há duas semanas para quem chumbar nas frequências ir a exame, é um espetáculo LOL. Quando receber notas público.)


Uma coisa importante: A MINHA MÁQUINA DE CAFÉ É A MINHA MELHOR AMIGA :')

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

É vergonhoso ir-se a uma consulta de urgência num hospital PÚBLICO (ler 3 vezes a palavra Público!) e pagar-se aproximadamente 9 euros pela mesma.
(Sistema de saúde tendencialmente gratuito? onde? Ainda não dei conta disso.)



» Esta semana é a semana.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O primeiro estágio.

Uma das minhas grandes preocupações antes de entrar para TF era o facto de não saber como iria lidar com as crianças. O nosso curso tem uma grande vertende ligada às crianças, e embora eu adore crianças a verdade é que elas são os seres mais imprevisíveis à face da terra, e eu sempre tive um pouco de receio por isso. Numa das primeiras aulas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (mais conhecido por ADL) a professora pos-nos ao corrente de que iriamos ter estágio em todos os semestres de todos os anos, e que portanto neste 1º semestre de 1º ano o estágio que iriamos ter era nesta unidade curricular e, consistiria em irmos para um Jardim de Infância recolher material que nos seria proposto nas horas tutoriais da unidade curricular, e que posteriormente iriamos nós contruir um teste para avaliar as crianças. Posto isto, mal oiço "Jardim de Infância" o meu primeiro pensamento foi "Onde é que é a saida de emergência mais próxima??!!", os que se sucederam também não foram melhores desde "E agora o que é que eu faço?! E se as coisas não correrem bem? Mas se não correrem bem também significa que em determinado campo não vou ser suficientemente boa. E eu preciso ter boa nota, a cadeira vale 7 créditos!! 7 créditos!!!!" , até "Está decidido, vou fugir!". Depois de uma conversa com a minha mãe, as mães são sempre boas nestes campos, lá me convenci que secalhar não ia ser assim tão dificil como eu estava a pensar, e que se eu adorava crianças porque não trabalhar também com elas?
E no primeiro dia lá fui eu, um bocadinho a medo, com muitos nervos em cima. Chego ao Jardim de Infância (cujo o nome não vou poder referir por motivos obvios.) por volta das 9h00m, com mais duas colegas/amigas que também calharam naquele mesmo Jardim e conhecemos logo uma das educadoras, que iria acompanhar uma de nós, que nos diz que o estágio só começava às 9h30m, portanto poderiamos ir beber um café ou comer qualquer coisa. Saímos do Jardim e inevitávelmente começámos logo a comentar a estrutura do Jardim (muito bem feita por sinal, com bastante espaço para as crianças brincarem, com uma arquitectura extremamente bonita, com parque infantil, com um refeitorio todo revestido de vidros em que as crianças podem estar a almoçar e a ver o espaço verde que o rodeia.etc.), quem iria ficar com que idade e decidimos que deixariamos ao critério das educadoras escolher isso, para não existir conflitos. Depois do café, voltamos então para o Jardim, onde pedimos às educadoras que escolhessem. Coitadas, recorreram ao mecanismo do pim-pum-neta, tendo em conta que nunca nos tinham visto mais gordas já seria de esperar. Acabei por ficar com os 4 anos, com a dona do Infantário , uma pessoa excelente, extremamente dinâmica, extremamente acessivel, com uma amabilidade para com as crianças e não só, fora de série.
Entrámos para a sala, tirei a grelha que tinha para preencher, fiz algumas perguntas à educadora onde esta se disponibilizou prontamente a ajudar-me em tudo o que fosse necessário. Sentei-me numa das mini cadeiras da sala e comecei por fazer conversa com algumas crianças. Depois de ter a grelha toda preenchida passei a manhã a tentar conquistar as crianças, no final da manhã já eu estava sentada no chão a fazer um jogo com uma delas. Nem dei pelo tempo passar. Sai de lá muito contente porque o meu problema tinha sido superado.
Mas o melhor...ah, o melhor foi a partir da 2ª vez que lá fui. Entro no infantário vem um bando de crianças a correr ter comigo para me dar um beijinho e para me abraçarem.Senti-me tão bem-vinda. Foi tão bom, tão gratificante que eu jamais conseguirei descrever aquilo que senti naquele momento. E em cada vez que lá ia, sentia-me mais entregue às crianças, sentia-me melhor. Era mais feliz lá dentro. Há qualquer coisa que renasce em nós quando uma delas nos vem dar um beijinho e diz "sabes, eu gosto muito de ti.", é como se nos agarrassem para sempre. É tão fácil criar ligações com eles, porque eles são tão dados, tão genuinos, tão puros...
Ontem foi o último dia de estágio, levei chocolates para os meninos e bombons para a educadora. Não ficámos lá a manhã toda, deixaram-nos vir embora mais cedo. Preferi não dizer que era o último dia, nem me despedir. Dei os chocolates, eles agradeceram e eu disse "até à próxima meus lindos." e vim-me embora.
Não gosto de despedidas. E vou lá voltar. Não agora que ando atolhada em coisas para fazer. Mas quando tiver um tempinho livre dou lá um saltinho.
Há experiências que mudam a nossa vida, a nossa maneira de pensar e aquilo que somos. Esta foi sem dúvida uma delas.

(Hoje o trabalho foi entregue, para a semana apresentamos e trabalho concluido.)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Há tanto cansaço a rodear-nos que por vezes nem nos deixa pensar racionalmente. A reunião com a cordenadora de curso não correu pelo melhor. Cheira-me que vão existir grandes mudanças.Resta saber se boas, se más...









Só uma coisa: Hoje, no café matinal na explanada da faculdade, onde a turma toda se reúne logo pela manhã, (e eu vou a viagem inteira a pensar neste café, juro que me sabe pela vida.) decidi que ia coleccionar pacotes de açúcar (e não só os da nicola mas qualquer pacote de açúcar!). Por isso, ALGUÉM TEM PACOTES DE AÇÚCAR? D:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Desculpem, estava mesmo a precisar de um daqueles (em baixo). Estou tão cansada que já estou a ver dois monitores de pc em vez de um. Só me apetece é fugir de tudo o que tenho para fazer. -.-'
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As minhas miúdas são as melhores.

Uma das cinco prendas das minhas meninas. :') Posto isto passo a apresentar da esquerda para a direita : A Nês (com o seu super cabelo lol), a Mafi (não sei porque mas ficou um bocado loira no emblema) e a Lili ( que por magia ficou com metade do cabelo!). Digam lá que eu não tenho as amigas mais fofinhas do mundo? *.*
Até poderia mostrar as outras prendas, mas por motivos de cariz pessoal não o vou fazer *.* lol o que nós nos rimos!Voçes são as maiores é o que eu tenho a dizer. Obrigada por tudo.




Nota: Já tenho traje e 6 emblemas yupi yupi.
Nota 2: Agora vou enterrar-me no estudo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Do primeiro estágio.

Juro-vos que uma das melhores coisas do mundo é chegar ao infantário (onde estamos a desenvolver o primeiro estágio) e vir um monte de crianças a correr ter conosco enquanto grita o nosso nome. Quase que renascemos.Como a I. costuma dizer-me "quando vens de lá até pareces outra!", pareço e sou.





o pior vai ser o último dia de estágio, vou chorar que nem uma perdida.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ando farta de tanto trabalho, tantas mudanças, tantos "re-fazeres" (neologismo) de trabalhos, aulas suplementares etc.Encontrar imagens que façam uma criança entre 3 a 5 anos dizer aquilo que queremos é das coisas mais difíceis que eu já fiz na vida. É verdade que trabalhar com crianças é das melhores coisas do mundo, é muito recompensador, estimulante e por ai fora, mas eles são os bichinhos mais imprevisíveis à face da terra, entrar na cabeça deles e perceber aaté onde é que eles conseguem perceber ou não determinada coisa é...complicado. (Ao menos a própria professora admitiu que não era nada fácil. Valha-nos isso, ou íamos todas parar a um manicómio. )
 Amanhã é a derradeira sessão, vamos lá ver como corre. 


E porque a vida não são só estudos, tenho apenas um comentário a fazer: Há pessoas que têm dificuldade em ser simpáticas. Outras têm dificuldade em ser educadas. As primeiras não me incomodam nada, as segundas já me fazem alguma comixão.